Novidades

Acidentes domésticos: conheça dicas para preveni-los

Alguns cuidados simples podem evitar grandes problemas.

28 de agosto

No Brasil, estima-se que 37% dos atendimentos aos feridos em hospitais derivam de acidentes domésticos, sejam leves, médios ou graves. 

Quando falamos em acidentes domésticos, pensamos em coisas cotidianas, como pequenos cortes, tombos, escorregões, entre outras situações de riscos domésticos que podem soar leves e fáceis de tratar. 
 
Porém, nem sempre são pequenos incidentes. Pense, por exemplo, em um idoso caindo no banho por conta de um piso escorregadio? Além de graves fraturas, o ato de bater com a cabeça no chão pode trazer problemas mais graves, como traumatismos.
 
O blog a seguir trará dicas de primeiros socorros, riscos e cuidados domésticos, além da prevenção dos riscos encontrados em casa. Acompanhe a leitura! 
 
Logo, adicionar corrimões e facilitar o acesso entre cômodos, além de ajudar no deslocamento do idoso, auxilia a prevenção de acidentes. Principalmente em ambientes molhados, onde há presença de chuva ou é molhado constantemente como banheiros ou varandas.
 
Então, ter uma casa com ambientes planejados para assegurar os cuidados domésticos é uma ótima escolha.
 
A maioria dos tapetes tem uma aderência precária, fazendo com que uma simples decoração se torne um dos maiores vilões. Inesperadamente, uma peça decorativa pode fazer com que você escorregue e sofra sérios acidentes domésticos. 
 
Portanto é recomendável que evite o máximo o uso de tapetes ou até mesmo as “passadeiras”.
 
Outro ponto a ressaltar é a importância do uso de antiderrapante, podendo evitar diversos escorregões, principalmente em escadas.
 
Se manter atento às tarefas do dia a dia é uma das melhores maneiras na prevenção de riscos. Poder contar com a ajuda de alguém para realizar alguma tarefa e saber em qual momento pode realizá-la é de certa forma, eficaz. 
 
Ao premeditar um trabalho ou traçar uma rota antes de efetuar uma atividade arriscada, você consegue precaver alguns acidentes.
 
Preparar um kit com primeiros socorros ajuda na hora de tratar algum ferimento. No kit deve conter alguns itens, como: termômetro, tesoura pequena, gaze esterilizada, esparadrapo, micropore, curativo adesivo, spray antisséptico, analgésicos, soro fisiológico, luvas descartáveis, bolsa térmica, lenços descartáveis e haste de algodão. 
 
Por isso, fique sempre atento a sua rotina, dê preferência para realizar tarefas mais arriscadas quando tiver suporte de alguém. Além de facilitar o seu trabalho, isso torna o seu dia a dia mais seguro.
Voltar