Novidades

Serra Gaúcha dispõe de funerais verdes

Caixões de vime com interior em algodão biodegradável, urnas de areia, produtos ecológicos e que não comprometam o meio ambiente.

20 de fevereiro

O Grupo L. Formolo, localizado na Serra Gaúcha, já dispõe de produtos que permitem funerais verdes.

As urnas, importadas dos Estados Unidos, são fabricadas por tecelões a partir de materiais sustentáveis como o vime, forradas em algodão biodegradável e resistentes, suportando até 150 quilos.
 
Já as urnas biodegradáveis para as cinzas não utilizam resinas e são elaboradas com sal e gelatina, e assim se desfazem na água e na terra. Os modelos são totalmente inofensivos para o meio ambiente, e ideais para famílias que optarem por espargir (dispersar) as cinzas dos entes queridos no mar, rios ou lagos. 
 
Há ainda urnas feitas com areia da praia ou fabricadas com terra vegetal, sendo que nessas se incorpora uma semente de árvore.  
 
Se a urna for enterrada em solo fértil surge uma árvore, e assim uma nova vida tem início, e isso em algumas situações conforta o coração dos familiares. A árvore vai crescendo e expandindo as raízes com o recipiente, que é composto de materiais naturais, como a cortiça, que se dissolve no solo.
 
Assim, a árvore toma o lugar de um túmulo comum feito de mármore, pedra ou concreto, e a paisagem se torna bela e agradável aos familiares que visitarem o ente querido que partiu.
 
Outra ideia que vem ganhando cada vez mais adeptos é a urna hidrossolúvel. Para quem quer lançar as cinzas do ente querido ao mar esta é a escolha ideal, sendo que a urna flutua alguns segundos antes de se dissolver com as cinzas.
 
A urna vem acompanhada de um plástico especial, que serve para abrigar as cinzas e é colocado dentro da urna por uma pequena tampa, e também se dissolve na água.   
 
Essas são algumas tendências que tem ganhado força no Brasil com o aumento do número de cremações e a realização de funerais verdes. Além das cerimônias diferentes, a ideia de contribuir para a preservação ambiental tem atraído cada vez mais adeptos. 
Voltar